Relações com Investidores
  • -
  • -
  • -
  • -
Institutional

Diretoria, Conselhos e Comitês

Conselho de Administração

O Conselho de Administração da Almeida Junior é composto de, no mínimo, 5 (cinco) e, no máximo, por 7 (sete) membros, eleitos e destituíveis pela Assembleia Geral, com mandato unificado de 2 (dois) anos, considerando-se cada ano como o período compreendido entre 2 (duas) Assembleias Gerais Ordinárias, sendo permitidas a reeleição. Dos membros do Conselho de Administração, no mínimo 2 (dois) ou 20% (vinte por cento), o que for maior, deverão ser conselheiros independentes, conforme a definição do Regulamento do Novo Mercado, devendo a caracterização dos indicados ao Conselho de Administração como conselheiros independentes ser deliberada na Assembleia Geral que os eleger, sendo também considerado como independente o Conselheiro eleito mediante faculdade prevista pelo artigo 141, §§ 4º e 5º da Lei das S.A., na hipótese de haver acionista controlador.

É um órgão de deliberação colegiada, responsável pela formulação e monitoramento para implantação das políticas gerais de negócios, incluindo a estratégia de longo prazo. É responsável também, dentre outras atribuições, pela eleição, destituição e fiscalização da gestão dos Diretores da Almeida Junior. De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o Conselho de Administração é também responsável pela indicação dos auditores independentes.

Nos termos do Estatuto Social da Almeida Junior, o Conselho de Administração se reúne, ordinariamente, ao menos 4 (quatro) vezes no ano e e, extraordinariamente, sempre que os interesses sociais exigirem. Todas as decisões do Conselho de Administração são tomadas pela maioria dos votos dos membros presentes a qualquer reunião devidamente convocada e instalada.

Clique aqui para acessar o Regimento Interno do Conselho de Administração.

* O exercício do mandato dos membros independentes do Conselho de Administração encontra-se suspenso até que se dê início à negociação das Ações da Companhia no Novo Mercado.

Nome Data de Eleição Término do Mandato
Heloísa Helena Kretzer de Almeida Presidente do Conselho de Administração 22/06/2021 AGO de 2025

A Sra. Heloísa exerceu o cargo de Diretora na Almeida Junior entre 1998 e 2020, tendo ocupado, desde 2016, o cargo de Diretora de Operações (COO). Exerceu ainda os cargos de Diretora Administrativa e Recursos Humanos entre 2011 e 2016 e de Diretora Financeira entre 1998 e 2011. A Sra. Heloísa possui graduação em Designer de Moda e Assessoria Executiva e pós-graduação em Gestão Estratégica em Marketing.

Jaimes Almeida Junior Conselheiro de Administração 22/06/2021 AGO de 2025

O Sr. Jaimes é o fundador da Almeida Junior, sendo que exerce atualmente, em adição à cadeira de conselheiro de administração, o cargo de Diretor Presidente (CEO). Antes de fundar a Almeida Junior, exerceu cargos em diversas instituições financeiras tais como o Banco do Estado de Santa Catarina – BESC, o Banco da Província S/A e o Banco Sul Brasileiro Credito Imobiliário S/A. O Sr. Jaimes cursou Administração de Empresas em Santa Catarina, com cursos de educação executiva pela Harvard Business School e na International Council of Shopping Centers.

Camila Angeloni de Almeida Ferreira Conselheiro de Administração 22/06/2021 AGO de 2025

A Sra. Camila iniciou sua carreira na área tributária no escritório de advocacia “Thiollier Advogados”, em 2003. Ingressou na Almeida Junior em 2005 como estagiária do departamento jurídico, passando para advogada em 2007. Em 2011, tornou-se gerente, estendendo sua atuação também para a área de planejamento societário e fiscal, operações financeiras estruturadas, controladoria e de M&A. Atuou como membro do Conselho de Administração da Companhia até 2016, data em que assumiu o cargo de Diretora de Planejamento Estratégico, acumulando a gestão da área tributária, patrimonial, jurídico e governança. A Sra. Camila é graduada em direito pela Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP/SP, com MBA em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/SP.

Carlos Alberto Júlio Conselheiro de Administração Independente 27/08/2021 AGO de 2025

O Sr. Carlos tem mais de 40 anos dedicados à docência e leciona nos MBAs da FIA/USP, FGV e IBMEC/SP. Adicionalmente, são mais de 38 anos dedicados à atuação em empresas como executivo e dirigente, participando também das entidades YPO – Young Presidents Organization e Board da MIT – Sloan Management Review. Sua experiência como membro de Conselhos de Administração engloba a Camil Alimentos, a GSA Alimentos, a Aramis, o Ibmec, o Grupo Somos Educação, a Licen Participações, a TV1 e a FutureKids. Além disso, foi CEO da Echos Laboratório de Inovação, co-fundador da Digital House (escola que forma profissionais da nova economia), presidente da Tecnisa e membro de seu conselho de administração, presidente da HSM do Brasil, presidente da Polaroid no Brasil, presidente da Círculo Comércio Exterior e vice-presidente da Voko Móveis e Sistemas. O Sr. Carlos Alberto Júlio é formado em Administração de Empresas, pós-graduado pela EAESP-FGV/SP, com especialização em Marketing no IMD-Lausanne (Suíça) e em Estratégia de Negócios na Harvard Business School. Além disso, possui cursos de Formação Executiva na London Business School. Conforme ata de Assembleia Geral Extraordinária realizada em 07 de março de 2022, o Conselheiro supra qualificado permanece devidamente eleito, mas o exercício de seu mandato fica suspenso até que a Companhia dê início à negociação de ações no Novo Mercado.

Luiz Carlos Passetti Conselheiro de Administração Independente 27/08/2021 AGO de 2025

O Sr. Passetti possui mais de 35 anos de experiência em auditoria e consultoria, sendo 25 anos como sócio da Ernst & Young, onde atuou como presidente do Conselho de Governança da EY América do Sul, como membro do Conselho de Governança da EY Américas e da EY Global, e como criador e coordenador do Núcleo de Governança Corporativa da EY Brasil. Tem ampla experiência como sócio de auditoria em diversos segmentos da indústria, atuando tanto em empresas familiares em expansão, quanto em empresas multinacionais e brasileiras de capital aberto e de grande porte. Entre os diversos clientes atendidos como sócio coordenador, destacam-se BRF, Gol, Telefônica, Natura, Cteep/ISA, Alupar e Duratex. Atualmente, é membro do Comitê de Auditoria e Riscos da Natura & Co, conselheiro de administração e head do Comitê de Auditoria da Unifique S.A. e coordenador do comitê de auditoria do IBGC, entre outros. O Sr. Passetti é formado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo – FACESP e possui Especialização em Corporate Finance e Planejamento Estratégico pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Possui os cursos de Strategic Leadership for Partners pela Harvard University e de Conselheiros de Administração pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC, além de ser membro do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – IBRACON e do IBGC. Conforme ata de Assembleia Geral Extraordinária realizada em 07 de março de 2022, o Conselheiro supra qualificado permanece devidamente eleito, mas o exercício de seu mandato fica suspenso até que a Companhia dê início à negociação de ações no Novo Mercado.

Diretoria

A Diretoria da Almeida Junior, cujos membros serão eleitos e destituíveis a qualquer tempo pelo Conselho de Administração, será composta de no mínimo 2 (dois) e no máximo 6 (seis) membros, sendo 1 (um) Diretor-Presidente, 1 (um) Diretor de Relações com Investidores, 1 (um) Diretor de Finanças e os demais Diretores Executivos. Os cargos de Diretor-Presidente e de Diretor de Relações com Investidores são de preenchimento obrigatório e demais de preenchimento facultativo. Os Diretores poderão acumular cargos.

A Diretoria possui todos os poderes para implementar as deliberações das Assembleias Gerais e do Conselho de Administração e praticar os atos necessários ao funcionamento regular dos negócios, observados valores de alçada fixados pelo Conselho de Administração e a as competências dos demais órgãos societários.

Atualmente a Diretoria não possui Regimento Interno próprio.

Nome Data de Eleição Término do Mandato
Jaimes Almeida Junior Diretor Presidente (CEO) 22/06/2021 AGO de 2027

O Sr. Jaimes é o fundador da Almeida Junior, sendo que exerce atualmente, em adição à cadeira de conselheiro de administração, o cargo de Diretor Presidente (CEO). Antes de fundar a Almeida Junior, exerceu cargos em diversas instituições financeiras tais como o Banco do Estado de Santa Catarina – BESC, o Banco da Província S/A e o Banco Sul Brasileiro Crédito Imobiliário S/A. O Sr. Jaimes cursou Administração de Empresas em Santa Catarina, com cursos de educação executiva pela Harvard Business School e na International Council of Shopping Centers.

Marcelo Monteiro Diretor de Relação com Investidores (IRO) 01/12/2023 AGO de 2027

Marcelo Monteiro exerceu elevados cargos financeiros e contábeis, trabalhando para multinacionais que operam no Brasil. Dentre os diversos cargos que atuou, foi Diretor de Auditoria da Ernst & Young entre 1988 a 2000, Controler Corporativo da Louis Dreyfus Commodities entre 2000 a 2007, Diretor Administrativo e Financeiro da CNAA – Companhia Nacional de Açúcar e Álcool entre 2007 a 2009, Sócio Diretor da Polimentti Importação e Comércio de Mármores e Granitos entre 2009 a 2011 e Diretor de Controladoria e Administrativo da Cantagalo General Grains S.A. e da CGG Trading S.A. entre 2011 a 2017.
Possui extensa experiência prática no gerenciamento de todas as funções de suporte administrativo, financeiro e de negócios, como contabilidade, auditoria, planejamento financeiro, administração tributária, tesouraria, TI e RH, em todo o setor de agronegócio. Possui bacharelado em ciências contábeis pela Universidade Paulista e em administração de empresas pela Universidade Mackenzie.

Comitê de Auditoria

O Comitê de Auditoria da Almeida Junior é órgão de assessoramento vinculado ao Conselho de Administração, dotado de autonomia operacional, e composto por, no mínimo, 3 (três) membros, sendo que (i) ao menos 1 (um) deles deve ser Conselheiro Independente (conforme definição constante no Regulamento do Novo Mercado); (ii) ao menos 1 (um) deles deve ter reconhecida experiência em assuntos de contabilidade societária, nos termos da regulamentação editada pela CVM que dispõe sobre o registro e o exercício da atividade de auditoria independente no âmbito do mercado de valores mobiliários e define os deveres e as responsabilidades dos administradores das entidades auditadas no relacionamento com os auditores independentes; (iii) 1 (um) dos membros poderá acumular as duas características previstas nos itens (i) e (ii) acima; e (iv) nenhum dos membros poderá ser controlador da Companhia, nem diretor da Companhia, de seu acionista controlador, direto ou indireto, ou de sociedades controladas, coligadas ou sob controle comum, e tampouco possuir qualquer vínculo de subordinação com as pessoas anteriormente mencionadas.

O Comitê de Auditoria é um órgão independente, de caráter consultivo e permanente, tendo como objetivo avaliar e monitorar as exposições de risco da Companhia, acompanhar as atividades de auditoria interna e da área de controles internos da Companhia, bem como os trabalhos desenvolvidos pela auditoria independente. Cabe também ao Comitê avaliar a qualidade e integridade das demonstrações financeiras.

*O exercício do mandato dos membros do Comitê de Auditoria encontra-se suspenso até que se dê início à negociação das Ações da Companhia no Novo Mercado.

Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal da Almeida Junior é um órgão de funcionamento não permanente, sendo que somente será instalado nos exercícios sociais em que for convocado mediante deliberação dos acionistas, conforme previsto na legislação aplicável. Em 31 de março de 2022, o conselho fiscal não está instalado. Observado o disposto no Estatuto Social da Companhia, o Conselho Fiscal, quando instalado, será composto de, no mínimo 3 (três) e, no máximo 5 (cinco) membros e suplentes em igual número (acionistas ou não) todos eles qualificados em conformidade com as disposições legais.

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, compete ao Conselho Fiscal, dentre outras atribuições, fiscalizar os atos dos administradores, opinar sobre o relatório anual da administração e sobre as propostas da administração relativas a modificação do capital social, emissão de debêntures ou bônus de subscrição, planos de investimento ou orçamentos de capital, distribuição de dividendos, transformação e reorganizações societárias, denunciar erros, fraudes ou crimes à administração ou à assembleia geral, analisar as informações financeiras trimestrais, bem como examinar e opinar sobre as demonstrações financeiras anuais.

Atualmente o Conselho Fiscal não possui Regimento Interno próprio.